O endomarketing e a formação de equipes de alta performance

O sonho de todo gestor de empresa é ver todos os profissionais atuando como uma equipe campeã da NBA, da Champions League, com grandes líderes vestindo a camisa e honrando o escudo que representam em campo ou em quadra. Para conquistar isso, não bastam bons salários, é preciso estratégias que motivem estas pessoas a ponto de encararem sua missão além de um emprego, além de criar um produto ou vender um serviço. É aí que entra o Endomarketing.


O que você irá ler neste artigo:


  • Endomarketing? Entenda sua importância!

  • Entendendo as diferenças.

  • A grande relação entre o RH e o Marketing.

  • Quais são os benefícios do Endomarketing

  • Aplicando a estratégia do Endomarketing na organização.

  • A importância da capacitação de funcionários

  • Dicas essenciais para o avanço profissional para as gerações y e z

Atualmente, estamos um cenário muito complexo e competitivo, muitas áreas estão cada vez mais concorridas para trabalhar, e com tamanho número de empresas sendo abertas, mesmo em tempos de crise, os gestores precisam pensar fora da caixa e se diferenciarem da concorrência para fidelizarem seus clientes.


Para isso, se faz necessário ir além do esperado, além do pensamento de que só produtos e serviços já atendem às expectativas exigidas, e neste ponto, há a necessidade de profissionais engajados estarem mais comprometidos ainda com a competência e a boa imagem da empresa.


Manter-se no mercado depende de um bom planejamento estratégico alinhado a uma equipe de alta performance, que esteja preparada para manter a empresa estruturada e com a competência necessária para conquistar a excelência empresarial.


Hoje neste texto falaremos sobre o endomarketing e suas influências para a construção de uma marca sólida.


Endomarketing? Entenda sua importância.


Pense na seguinte questão: se a profissão de professor de ensino fundamental é tão desvalorizada, com dificuldades com pais, alunos, com o ambiente escolar, porque a profissão ainda atrai um universo muito grande de profissionais. Se perguntar a eles, a maioria responderá que é por paixão, que é porque a educação dá um sentido muito maior do que qualquer compensação financeira, que não há dificuldade que desmotive quando se trata de ajudar uma criança a aprender e caminhar pelas próprias pernas. É essa uma das grandes missões do endomarketing, engajar as pessoas para que não apenas façam, mas que sintam toda a sensação e amplitude do que estão fazendo, de que, embora sejam uma peça na engrenagem, fazem parte de uma estrutura muito maior que depende de seu funcionamento.


Endomarketing é um termo muito usado nas empresas, devido à sua importância no universo organizacional. São muitos os benefícios possibilitados por uma estratégia de comunicação eficiente, que vão desde a assimilação da cultura e da filosofia da empresa pelos profissionais, maior fluidez na comunicação entre as equipes, além de criar um clima

de pertencimento, de time, de um grupo de pessoas unidos e trabalhando juntos por um mesmo propósito.


Por outro lado, o endomarketing refere a uma das maneiras mais eficazes de diminuir a rotatividade de funcionários, o chamado “turnover”. Essa é uma estratégia de ‘marketing’ institucional voltado para as ações de dentro da empresa, também chamado Marketing Interno, que visa melhorar a imagem da organização entre os seus colaboradores, culminando com uma equipe mais motivada.


O investimento nessa estratégia é essencial, pois ela gira em torno da influência dos colaboradores na própria empresa. Veja! Os funcionários possuem contato diário com todos os processos da instituição, dentro e fora da empresa, seja com funcionários ou até mesmo clientes, e isso os tornam mais aptos para opinar e influenciar pessoas a respeito da marca de modo geral.

Podemos imaginar aqui, os colaboradores de uma cafeteria: quando estes estão satisfeitos com o trabalho, com as condições dentro da empresa e a maneira de trabalhar, eles certamente tendem a falar mais sobre as vantagens e os benefícios para seus familiares e amigos. Isso faz com que todas essas pessoas passem a ter uma percepção diferente daquele negócio, gera mais credibilidade: começam a enxergar a organização de uma forma mais humanizada, mais preocupada com os funcionários e mais carismática, desenvolvendo assim, um sentimento de satisfação.


Se considerarmos a quantidade gigantesca de novas empresas que surgem todos os dias, quando pensamos nesse tipo de influência, precisamos refletir: é assim que grandes empresas se destacam no mercado — por que ficar de fora dessa estratégia?


Colaboradores que estão mais engajados ajudam a organização em questão a serem divulgadas dentro da sua própria cultura interna. Essas ações de endomarketing são tão importantes quanto ter traçado um plano de comunicação interna.


Estes dois termos são parecidos, porém, possuem significados diferentes. Vamos ver quais são?

Entendendo as diferenças.

A finalidade do Endomarketing é trazer a motivação dos colaboradores, já a comunicação interna, se trata de um elo entre setores da organização. E um complementa o outro.

Sem uma comunicação eficaz entre os setores é provável que os colaboradores não fiquem bem informados e acabem passando dados incorretos ou incompletos para outros setores, ou até mesmo, para os clientes, isso acabará gerando grandes confusões internas, e uma provável insatisfação do consumidor, causando assim, a desmotivação dos colaboradores e a falha da empresa.

É de extrema importância saber alinhar a estratégia de comunicação interna e de endomarketing para que tudo aconteça conforme o planejado, e caso apareçam problemas no caminho, saibam resolver da melhor forma.

As ações do endomarketing podem contribuir, e muito, nas estratégias do departamento de RH também, já que ele se destina unicamente ao público interno das organizações.


A grande relação entre o RH e o Marketing.


Quando falamos em Endomarketing, muitos só associam às ferramentas da área de Marketing em questão, mas não se resume apenas a isso.


A área de Recursos Humanos de uma determinada empresa consegue fornecer informações que contribuem para a composição de políticas internas e planos de endomarketing, construídos a partir de uma análise detalhada da formação, comportamento e nível de comprometimento das pessoas que compõem seus públicos internos.


O setor de RH precisa se atentar às necessidades dos seus colaboradores, transformando os problemas em soluções e possibilidades de melhoria para garantir o sucesso do ambiente de trabalho. É um trabalho a quatro mãos.


A tarefa do Endomarketing é motivar os seus colaboradores, e juntamente ao time de RH, juntar as forças para trabalharem em cima da interação do colaborador com a empresa, desenvolvendo atividades no dia a dia que resultem em uma maior motivação da equipe, como, por exemplo, a troca de experiência entre os colaboradores, uma maior valorização do desempenho individual e também da equipe, e mostrar uma percepção e feedbacks positivos a respeito do bom trabalho desenvolvido pelo time.


São poucas as empresas que realmente se atentam à necessidade de investir em ações de endomarketing alinhados à humanização e saúde organizacional. As empresas que compreendem essa importância acabam se destacando consideravelmente no mercado.


Quais são os benefícios?


Uma estratégia bem-sucedida de endomarketing pode aumentar o grau de compromisso e lealdade dos colaboradores com a empresa. Acompanhe!


1 – Colaboradores mais engajados e motivados


O endomarketing auxilia na motivação dos colaboradores, isso se trata de uma via de mão dupla: colaboradores mais motivados tendem a crescer dentro da empresa, por consequência, colaboram também para o sucesso e crescimento da marca.


Isso acontece porque a empresa se mostra mais aberta às ideias e melhorias que os funcionários têm a oferecer. A motivação dos funcionários aumenta consideravelmente ao perceberem que estão inseridos em um ambiente que se preocupa com a qualidade de trabalho e bem-estar individual.


2 – Menor rotatividade de funcionários


Funcionários satisfeitos permanecem fazendo parte do time, independente da dificuldade. Isso está ligado diretamente ao Endomarketing.


Ao perceberem que estão inseridos em um ambiente de trabalho que preza pela qualidade de vida dos colaboradores, poucos se mostram dispostos a deixar a empresa. Quando eles confiam na empresa a consequência é tornarem-se mais fiéis.


3 – Melhora o clima organizacional


Mais uma vez falamos aqui do clima organizacional. O endomarketing proporciona um clima organizacional saudável em que os trabalhadores se sentem à vontade, confortáveis e mais satisfeitos com o ambiente de trabalho.


4 – Produtividade de qualidade


A produtividade também se torna uma realidade dentro de empresas com boas estratégias de endomarketing. Quando os colaboradores se sentem mais satisfeitos com o seu trabalho, eles o executam de uma forma mais proativa, garantindo os melhores resultados para o negócio.


5 – Qualidade de trabalho


Dias estressantes sempre vão ter, por isso, quando as estratégias estão bem alinhadas, esse tipo de estresse diminui. Quando a empresa em si se preocupa com a saúde mental dos funcionários, notamos uma melhora significativa na equipe e no ambiente de trabalho.


Aplicando a estratégia do Endomarketing dentro da organização


O primeiro passo aqui é se lembrar de que o endomarketing vai trabalhar a parte interna da empresa, e tem como foco sempre os seus colaboradores, e a percepção dos mesmos a respeito do lugar onde eles trabalham.


Para isso ser feito, é preciso realizar um trabalho que compreenda as maiores necessidades e dificuldades da equipe da sua empresa. É nesse momento que o RH entra. Esse setor precisa entrar alinhado, estar em contato com todos os funcionários e conversar a respeito do que pensam da empresa, quais são as coisas que precisam ser mudadas, tiradas, melhoradas ou reestruturadas e como a empresa pode ajudá-los diariamente para o sucesso mútuo.


Já com essas informações coletadas e analisadas, é a hora de começar a estruturar as ações de endomarketing. Essas ações têm como intuito trazer o colaborador para cada vez mais perto da empresa e estarem em sintonia. Dentre as práticas mais comuns de endomarketing, encontramos o treinamento de equipes que auxilia no nivelamento dos colaboradores, além de promover a troca de experiências e aumentar a interação entre eles diariamente.


Além disso, também salientamos que a bonificação por resultados também tem sido algo muito trabalhado por empresas que já se atentaram a necessidade de investir em marketing interno. Essa bonificação acontece através do desempenho de cada integrante da equipe, e é também uma forma de mostrar que a empresa realmente reconhece e sabe dos esforços diários de cada um de seus colaboradores.


Depois de traçadas as ações do endomarketing que serão trabalhadas no seu negócio, é hora de coloca-los em prática.


É fundamental manter pesquisas de satisfação junto aos colaboradores durante e após o processo de implementação, e pedir a opinião de cada um deles sobre o que pode ser mudado na empresa. Depois disso, será perceptível a melhora do clima no local de trabalho, pois todos estarão mais inseridos e esforçados cada vez mais para aumentarem e otimizarem os resultados alcançados mensalmente pela empresa.


A importância da capacitação de funcionários


Oferecer capacitação aos funcionários é uma forma de reconhecimento e afeto. Além de contribuir positivamente para o crescimento do profissional, contribui diretamente para o crescimento da empresa.


Isso acontece porque a partir de treinamentos, cursos, workshops ou palestras, os funcionários se sentem mais motivados em habilitar novas técnicas e teorias para a sua área de trabalho. Lembre-se!Profissionais qualificados geram frutos e resultados.


Além disso, devemos considerar que o investimento em qualificação está relacionado também com a valorização dos profissionais da organização.


O objetivo da capacitação profissional dentro de uma organização é o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores da empresa. O aprendizado e a evolução no trabalho favorecem o aumento da motivação da equipe, e assim, menos erros, falhas ou problemas podem ser enfrentados com frequência.

É importante destacar que a motivação da equipe é um aspecto fundamental para que a empresa tenha bons resultados, além de ser uma ótima estratégia do endomarketing.


Dicas essenciais para o avanço profissional para as gerações y e z


Uma empresa que sabe ouvir o feedback do colaborador, e não somente isso, mas também implementa as mudanças propostas por ele, consegue muito mais conquistar a confiança e a motivação profissional.


Os jovens da Geração Z (nascidos a partir de 1995 a 2010), serão os futuros gestores ou executivos das médias e grandes empresas. A grande vantagem de investir os esforços no desenvolvimento e capacitação de jovens, é que eles não possuem vícios de outros trabalhos, sendo mais fácil a adaptação e aprendizado. Essa nova geração de jovens são multitarefas, otimistas e abertos às mudanças no mercado de trabalho.


O engajamento e a retenção de talentos da Geração Y (nascidos entre 1980 e 1994), também aumentam quando esses jovens são ouvidos.É muito importante quando a empresa consegue mostrar o caminho que o profissional precisa tomar, e ao mesmo tempo, ele se sente mais seguro tendo alguém experiente para orientá-lo.


Ter transparência com os colaboradores e investir em suas capacitações, é realmente um divisor de águas. Isso mostra grande dedicação e credibilidade da empresa no mercado profissional, e a empresa passa a ser vista com outros olhos, sendo mais humanizada, e desta maneira, mais uma vez, o endomarketing se faz presente.


Hoje, o diálogo aberto entre gestores e funcionários, é um laço que amarra os novos profissionais interessados em progredir na carreira a empresas em busca de resultados.


Como a intenção é ter mais a proximidade entre as equipes e gestores, a diminuição de dificuldades e obstáculos que separam as gerações será cada vez menor, pois todos estão alinhados a um mesmo propósito.


Conclusão


Agora que você já entendeu um pouco mais sobre como funciona o Endomarketing e como ele pode ser implementado de forma eficiente dentro do clima organizacional da sua empresa, chegou a hora da execução, de colocar a mão na massa e mudar seu negócio.


É importante não esquecer dos detalhes que fazem parte de um processo que possui uma peça fundamental: uma equipe totalmente engajada e alinhada com a empresa.


Não deixe seus funcionários desmotivados! Esse com certeza será um grande diferencial para que a sua empresa vire uma boa referência no mercado.


Se você concorda que investir em conhecimento, e investir em pessoas é realmente uma boa opção, junte-se ao Instituto Sensum! Por meio de técnicas e ferramentas te ajudaremos a encontrar caminhos que permitirão uma transformação completa na sua vida.





8 visualizações0 comentário