Como parar de procrastinar no trabalho: 10 dicas que realmente funcionam.

Atualizado: 27 de nov. de 2021





Tem algo a se fazer, mas não o quer, por isso procrastina-se. Atrasa o máximo de tempo possível e depois, muitas vezes, sofre consequências negativas. Sofre de estresse de última hora e/ou de trabalho incompleto e de má qualidade.

A procrastinação é um hábito que muitos de nós temos e os seus efeitos estendem-se tanto à nossa vida pessoal como profissional. Felizmente, é um hábito que se pode quebrar. Neste artigo, analisamos algumas das razões comuns que levam as pessoas a procrastinar e damos dicas eficazes para as ultrapassar.

O que é a procrastinação?

Procrastinar é adiar a realização de algo necessário. Há muitas razões para as pessoas procrastinarem. Algumas delas são válidas, mas na maioria das vezes, não passam de desculpas. Por exemplo, você pode ser o próximo na fila para uma promoção. Você merece a promoção, você se colocou no trabalho, você está qualificado para isso, e ainda assim, você continua a evitar pedir a promoção. Por quê? A resposta provável é o medo.

Você tem medo de ser recusado, ridicularizado ou até mesmo colocar em risco a sua posição atual, medo de errar, de falhar e não ser bom o suficiente.


O medo está presente em quase todos os casos de procrastinação, mas não é o único contribuinte. Aqui estão quatro razões comuns para a procrastinação:

Ansiedade

Os procrastinadores normalmente não conseguem gerir bem o seu tempo e ficam sobrecarregados com tarefas que não conseguem realizar, o que, por sua vez, os deixam ansiosos. Em sua ansiedade, eles não sabem por onde começar, então simplesmente não fazem, o que os deixam mais estressados e assim continua o ciclo.

Diversão

Às vezes, a procrastinação acontece quando a tarefa é tão temida, que você prefere estar fazendo qualquer outra coisa. Isto pode levá-lo a empurrar continuamente a tarefa para o fim da lista, escolhendo em vez disso realizar coisas divertidas ou mais fácil em vez daquela coisa estressante. A tarefa é empurrada cada vez mais para trás até que o prazo esteja próximo e você descobre que tem que apressar a tarefa ou projeto para terminar na hora certa.

Tempo de sobra

Quando se dá um prazo mais longo para a conclusão de um projeto, é fácil cair na armadilha de procrastinar. Afinal, você tem muito tempo para concluir o projeto antes do seu vencimento. Isto é comum entre os alunos que têm um semestre inteiro para completar seu projeto final, e deixam para à última semana de aula. Eles têm muito tempo… até não o fazerem. De repente, o prazo é amanhã e agora o estudante luta por uma noite sem dormir para terminar o projeto pela manhã. Uma situação igualmente perigosa envolve tarefas que não têm prazos estabelecidos. Claramente, essas tarefas correm o risco de ser adiadas indefinidamente.

Perfeccionismo

O perfeccionismo pode levar à procrastinação por medo de que o resultado nunca seja perfeito o suficiente. Os perfeccionistas procrastinam porque têm medo de produzir um trabalho que seja menos que perfeito. Este tipo de situação pode circular entre a ansiedade, a autocrítica e o sentimento de estar sobrecarregado. As opiniões divergem quanto à melhor forma de lidar com este tipo de procrastinação, mas todos podem concordar que a melhor solução depende do indivíduo.

Porque é importante parar de procrastinar.

Todos têm recorrido à procrastinação em algum momento, a maioria deles citando a ansiedade, restrições de tempo ou dificuldade de tarefa como razões para adiar o que precisam fazer. No entanto, a procrastinação pode ser mais prejudicial do que você possa pensar inicialmente. Alguns dos efeitos negativos da procrastinação incluem:


Faltando o prazo.

Você sabe que o adiamento de tarefas faz com que você corra o risco de perder o prazo. Os chefes não costumam ser generosos com prorrogações de prazo, e você quer fazer seu chefe parecer bom para os chefes e clientes dele ou dela. Procrastinação é um enorme risco para a sua empresa, carregando o potencial de perder contas importantes ou de alto custo, e o risco pessoal para você, é claro, é que você pode perder o seu emprego.

Oportunidades perdidas

Aproveitar as oportunidades enquanto elas estão disponíveis deve ser um fator motivador que o leva a reavaliar a sua gestão de tempo e hábitos de trabalho. Afinal, uma oportunidade que você deixa passar será certamente agarrada pela próxima pessoa. Quer seja uma promoção, um aumento de salário ou uma patente, adiar o que poderia ser facilmente feito imediatamente poderia ter consequências graves para o seu futuro.

Falhando seus objetivos

Por mais forte que seja o seu desejo de mudar, você não alcançará seus objetivos sem dar o primeiro passo em frente. Isso se aplica a metas de curto e longo prazo, metas pequenas e grandes. Você pode se perguntar por que é difícil trabalhar para algo que você deseja de todo o coração, como aquela promoção ou aumento de salário. Você pode começar por avaliar suas hesitações usando a lista acima para determinar qual categoria você mais se relaciona.

Sofra impactos negativos na sua carreira.

A procrastinação afeta o seu desempenho e produção e pode ter efeitos negativos a longo prazo na sua carreira. Você não só arrisca perder seu emprego, mas sua reputação pode ser manchada, dificultando a obtenção de um novo emprego.

Repercussões na saúde

As pessoas que habitualmente procrastinam estão em maior risco de desenvolver problemas de saúde causados pelo estresse e ansiedade. A procrastinação a longo prazo, especialmente quando tem a ver com a marcação de check-ups de saúde ou exercícios, pode levar à depressão e a outras doenças altamente prejudiciais.

Dicas para parar de procrastinar!

Como qualquer hábito, o seu hábito de procrastinação pode ser quebrado. Com algum esforço e planejamento cuidadoso da sua parte, você estará administrando seu tempo mais sabiamente do que nunca. Experimente estas dicas para quebrar o seu hábito de procrastinação:



1

​Organize-se e fique organizado.

2

Crie uma Lista de Tarefas do dia.

3

Escreva o seu prazo

4

Livra-se de distrações.

5

Visualize o seu sucesso.

6

Enfrentar o medo.

7

Comece pelo mais difícil.

8

Faça pausas.

9

Preste contas a si mesmo.

10

Recompense a si mesmo.

1. Organize-se e fique organizado.

Use as ferramentas que são as mais prováveis para mantê-lo no caminho certo. Pode ser um aplicativo de tarefas no seu telefone, ou um calendário físico com datas escritas nele. Você pode escolher usar organizadores divertidos para manter seus materiais à mão e fáceis de encontrar.

2. Lista de Tarefas.

Desafie-se a reduzir cada tarefa da sua lista. Dedique alguns minutos a trabalhar em uma tarefa específica. Quando tiveres percorrido a tua lista de tarefas, tera concluído tudo.

3. Escreva o seu prazo.

Coloque-o em uma nota adesiva ou grave-o no monitor do seu computador, ou em qualquer lugar onde você provavelmente o encontrará várias vezes por dia. Com um prazo constantemente no seu campo de visão é mais difícil de ignorar, por isso é mais difícil de adiar.

4. Livre-se de distrações.

Guarde qualquer coisa que possa desviar a sua atenção da tarefa em mãos. Se as redes sociais são a sua fraqueza, desligue todas as notificações e esconda o seu telefone num local que exija um esforço excessivo para alcançar. Se é o seu ambiente na totalidade que está distraindo demais, tente usar fones de ouvido canceladores de ruído para bloquear os sons, ou, se as pessoas estão sempre interrompendo você, encontre um lugar onde você possa trabalhar como a cafeteria ou biblioteca.

5. Visualize o seu sucesso.

Enquanto você está escrevendo as coisas, anote como você se sentirá quando seu objetivo for alcançado, que impactos positivos sua vida terá e como você celebrará seu sucesso.

6. Enfrentar o medo.

O medo é uma emoção poderosa, mas a vontade de ter sucesso pode ser muito mais poderosa. Pense no que você teme e siga-o na sua mente até o resultado final. Pergunte a si mesmo o que sobre este resultado o assusta.

As chances são que você descobrirá que seus medos foram muito menos intimidadores do que você pensava. Imagine e concentre-se em todos os resultados possíveis da situação. Pergunte-se o que acontecerá se você continuar adiando aquela proposta que o seu chefe está ofertando, então visualize o que acontece se você a conseguir tê-la mais cedo.

7. Comece pelo mais difícil.

Comece com a tarefa mais difícil. Uma vez terminada, todas as outras tarefas parecerão incrivelmente fáceis de serem realizadas.

8. Faça pausas.

Ocasionalmente, digamos, a cada duas horas, permita-se uma pausa de 10 há 15 minutos para se levantar, passear, apanhar ar fresco, conversar com um colega de trabalho, o que quer que considere ser relaxante. Esfriar a mente tirando o foco da tarefa por alguns minutos, ajudará a trabalhar mais focado e por mais tempo.

9. Preste contas a si mesmo.

Definir os alarmes para funcionarem como check-ins. Cada alarme deve representar uma tarefa que você deve ter terminado até o momento em que ele dispara. Se isso ajudar, recrute um ou dois amigos para te auxiliar a manter-se no caminho certo.

10. Recompense-se.

Celebre a realização de cada pequena tarefa, recompensando-se sempre que realizar uma tarefa. Quando o seu objetivo principal for alcançado, recompense-se de uma forma maior e mais significativa. Isto deve ser baseado em algo em que você está muito interessado, mas não experimente em circunstâncias normais.


6 visualizações0 comentário