Análise de perfis DISC: tudo o que você precisa saber sobre o assunto


Quatro pessoas
Análise de perfis DISC

Análise de perfis DISC: se ainda não conhece esta ferramenta, não sabe o que está perdendo e o quanto ela pode ser útil para sua organização. Leia o conteúdo completíssimo até o final, pois ele foi escrito especialmente para você!


DISC é uma sigla estabelecida para quatro perfis comportamentais: a dominância, a influência, a estabilidade e a conformidade. É com este teste que conseguimos identificar qual é o perfil predominante na personalidade do entrevistado, e a partir dele analisamos quais foram os fatores que o levaram a agir de determinada maneira.


A eficiência desta grande ferramenta ficou reconhecida mundialmente por sua eficiência e por isso, muitas empresas aplicam os questionários em seus candidatos e funcionários.


Neste artigo, explicaremos a você mais afundo sobre o teste DISC. Acompanhe!


O que você irá ler por aqui:





 

Do DISC à Mulher Maravilha: conhecendo as origens da ferramenta


Muitas novidades do mundo contemporâneo são trazidas por gurus que encontram uma fórmula nova, que descobrem um atalho que acaba revolucionando determinado setor. Não é o caso do DISC. Pelo contrário, pense em um recurso com história, pensado, testado, aprimorado ao longo dos anos em várias das organizações mais importantes do mundo.


A avaliação DISC é uma ferramenta que foi criada pelo Dr. Walter Vernon Clarke nos anos 70 e foi baseado nos estudos do perfil DISC desenvolvido por William Moulton Marston na década de 1920.


Em seu livro “As Emoções Das Pessoas Normais”, lançado em 1928, o psicólogo e escritor William Moulton Marston procura identificar os traços e os comportamentos previsíveis de pessoas comuns em seus diferentes ambientes. Esses estudos acabaram sendo ignorados em sua época, mas serviu como base para que, décadas depois, o Dr. Walter Vernon pudesse aprimorar seus conceitos e criasse uma ferramenta de avaliação. Logo mais à frente, o Prof. Dr. John G. aprimorou mais ainda o DISC, transformando-o no teste em que conhecemos hoje em dia.


Atualmente, o DISC é uma das ferramentas de avaliação de perfil comportamental mais utilizadas no mundo, aplicada em mais de 50 milhões de pessoas e em mais de 75 países.


William Moulton nos deixou ao mundo um grande legado. Multidisciplinar, também era advogado e formado como psicólogo, além de também ser um grande inventor e artista. William Mastorn foi o grande criador também do famoso detector de mentiras, que é uma ferramenta muito usada no mundo forense até os dias de hoje. Para os fãs de histórias em quadrinhos, heróis e séries de aventuras, vale pontuar que Mastorn também é o criador da icônica Mulher Maravilha.



O que é a metodologia DISC


O DISC nada mais é do que uma metodologia de avaliação de comportamento que tem, como objetivo, identificar os perfis dominantes de um indivíduo de acordo com o ambiente. É a partir das suas características definidas que a avaliação permite analisar quais são os fatores que levam o indivíduo a agir de alguma determinada forma no ambiente em que está inserido.


Com as informações dos perfis comportamentais, a Metodologia DISC é capaz de possibilitar a assertividade e melhora na gestão e no desenvolvimento de pessoas, se trata de uma análise mais justa com o ser humano. Através dele, é possível identificar qual perfil é mais adequado para as determinadas funções e habilidades a serem exploradas.


Mastorn em seus estudos definiu que os indivíduos possuem duas grandes esferas comportamentais: a esfera interna (que é a sua própria percepção a respeito do seu poder pessoal relacionado ao meio ambiente em que está inserido) e a esfera externa (que é a análise do ambiente).


A partir dessas duas esferas, outras quatro variáveis comportamentais surgem e que podem ser moldadas de acordo com os referenciais, e que dominaram a sigla DISC:


(Dominance) -Dominância: Motivado por desafios, busca por resultados.

(Influence) - Influência: Motivado por liberdade e criatividade, busca relacionamentos.

(Steadiness) - Estabilidade: Diz respeito à paciência e persistência, busca por colaboração.

(Conscientiousness) - Cautela: É motivado por eficiência e busca precisão.



Os quatro perfis comportamentais


Uma das adequações feitas ao longo dos anos, é a nomenclatura dos perfis DISC, já que a sua tradução não passa com clareza a ideia de cada um deles. Assim, com a evolução da metodologia trabalhamos com os seguintes nomes: Executor, Comunicador, Planejador e Analista.


Antes de tudo, é essencial sabermos que cada indivíduo possui características a respeito dos quatro perfis comportamentais. Cada pessoa tem um conjunto único de habilidades e competências que são construídos através de experiências e vivências ao longo de sua vida, além de seus valores.


Quando fazemos a análise do perfil, conseguimos geralmente identificar um ou dois perfis dominantes, que podem se enquadrar com outros perfis dentro da área de trabalho, de acordo com as inclinações. É desta maneira que conseguimos identificar qual melhor perfil se enquadrará dentro de uma empresa.


Agora falaremos dos perfis dominantes. Vamos conhecer cada um deles?


Executor:


O perfil do Executor é extremamente dominante e pertence aos líderes natos. É o tipo de perfil profissional que é autoconfiante, dinâmico, gosta de se desafiar, é competitivo, proativo e tem mais facilidade em assumir os erros. Pessoas que possuem este perfil comportamental tendem a ser bons empreendedores.


O Executor é excelente quando seu foco está mirado nos resultados, principalmente quando precisa da proatividade, perfis assim gostam e pedem por liberdade para agir e tomar decisões. Os executores são pessoas voltadas à ação: gostam de eficiência, de velocidade e resultados.


Porém alguns pontos a serem melhorados neste perfil: por se tratar de um perfil que gosta de agilidade, muitas vezes, age sem pensar na estratégia. Seu comportamento e posicionamento autoritário pode ser muito inflexível. Portanto, é preciso cuidado para que os relacionamentos não se desgastem, os relacionamentos interpessoais devem ser mais colaborativos e menos impositivos.

Por outro lado, quem possui um chefe executor, pode aprender, e muito, sobre empreendedorismo, proatividade e a ter mais iniciativas dentro da empresa.



Comunicador


O perfil dos comunicadores tem como a conexão o seu principal valor. O comunicador consegue estabelecer laços e boas relações em ambientes. Conseguem atuar muito bem no trato com pessoas, no trabalho em equipe.


São pessoas sociáveis, que gostam de persuadir, argumentam bem e são extrovertidas. Como o comunicador preza muito pelo contato social, geralmente precisam do reconhecimento e da valorização dos outros para consigo.


Os comunicadores gostam de trabalhos ativos, pois tem facilidade em se adaptar a diferentes ambientes de trabalho. Por se tratar de um perfil que gosta de certa atenção, as vezes isso pode gerar um conflito com outros perfis, pois nem todos estão dispostos a oferecer no momento.


Por precisarem se conectar com pessoas, também é importante gerenciá-los ao foco, pois gostam de novidades, de ação, e muitas vezes podem ter alguma dificuldade em relação ao tempo, a entrega da tarefa.



Planejador


Este perfil preza pelo equilíbrio, pela harmonia, pelo previsível e pela segurança para estar mais motivado e saber em qual território estão se arriscando. São pessoas mais calmas, prudentes e tranquilas, com autocontrole em relação aos outros três perfis.


Quando se fala em rotina e regras, ficam à vontade. O perfil planejador precisa de constância e disciplina. Embora o planejador seja mais introvertido, ele se preocupa muito com o bem-estar da equipe de modo geral.


Sua busca por sempre ter segurança, pode travá-lo. Muitas vezes o planejamento precisa ser tão bom, que isso pode atrapalhar sua execução, causando demora na realização de tarefas.


Analista


O perfil Analista preza por qualidade. O Analista tem a necessidade de executar bem todas as demandas e tarefas do dia a dia. O perfeccionismo é predominante, seu padrão de qualidade é alto, fazendo com que ele seja totalmente atento a cada detalhe.


No quesito relações, os Analistas são mais retraídos e discretos. Embora esse perfil seja muito sensível, eles não mostram com facilidade as suas emoções. São leais quando seu respeito e confiança são conquistados.

O perfil possui tendência a arte, justamente por serem sensíveis a isso, além de terem um ótimo raciocínio lógico. Os Analistas gostam de aprender, são curiosos, porém são pessimistas. Este perfil tende a sempre achar que as coisas não vão dar certo e que há algum risco. Apesar disso, possuem muita energia e disposição.



Os benefícios do DISC:


Autoconhecimento:

Através do uso da metodologia DISC, conseguimos nos conhecer mais afundo e esclarecer pontos positivos e negativos que, talvez, nunca percebemos em nós mesmos. Podemos nos aprimorar tanto na vida pessoal como na profissional e ajustar esses pontos para a melhoria de vários aspectos.


Conheça a si para compreender o próximo:

Conhecer a si mesmo, também aumenta a percepção e o conhecimento em relação as outras pessoas. Eu conseguindo me conhecer, consigo compreender e me enxergar na situação em que o próximo está vivenciando.


Melhor trabalho em equipe:

Através dos resultados do DISC, conseguimos melhorar a comunicação com a equipe de trabalho, ou até mesmo, nas relações pessoais. A norma é: construa relacionamentos e diminua conflitos.


Direcionamento de talentos:

Conseguimos com mais facilidade, direcionar e aprimorar os talentos, consequentemente as taxas de rotatividade dentro de uma organização diminuem.


Capacidade de desenvolver a liderança:

Contribuir com um gerenciamento mais efetivo para entender melhor as necessidades e prioridades de sua equipe, construindo confiança e cooperação.



Como funciona e como aplicar o teste comportamental DISC


Ao longo dos anos, com muitos estudos, as técnicas de análise de perfil comportamental foram se aprimorando, assim, diversas ferramentas foram desenvolvidas para facilitar a análise, bem como as nuances que envolvem os seres humanos e a sua compreensão acerca das reações com as situações ao seu redor.


Por meio de um questionário rápido, que precisa ser respondido intuitivamente, e das respostas dadas em cada questão, conseguimos identificar o perfil predominante do avaliado, indicando até mesmo se as perguntas estão sendo respondidas com transparência e sinceridade.


Vale salientar que nenhum perfil é melhor que o outro, e cada um pode contribuir com alguma função de acordo com as necessidades de cada ambiente. O teste DISC deve ser feito com acompanhamento de um profissional capacitado para que a análise seja assertiva e realizada com a maior precisão possível.


Entre em contato com o Instituto Sensum e tire suas dúvidas sobre os serviços e soluções!



Como o DISC pode ajudar as empresas


O resultado da aplicação do DISC pode ajudar você a aprimorar a sua empresa e aumentar a performance de funcionários, já que desta forma, suas potencialidades e talentos são explorados adequadamente dentro da organização.

Embora o teste DISC seja uma ferramenta muito eficaz e reconhecida mundialmente na identificação de cada perfil comportamental, ele não consegue avaliar a personalidade individual como um todo. São apenas alguns pontos que foram detectados durante a análise do questionário do entrevistado. É impossível conseguirmos definir quem somos, de maneira computada. O perfil DISC ajuda e nos auxilia a enxergar alguns fatos.

Nossa personalidade é muito complexa, cheia de detalhes, de mudanças, de aprendizados. E o objetivo do teste DISC não é definir uma pessoa de forma engessada, dentro de padrões fechados da sociedade.

É, na verdade, encontrar qual fator do comportamento se destaca dentro da personalidade, que pode impactar na tomada de decisão do indivíduo, para ajudá-lo em seu desenvolvimento pessoal.

Por este fato, características como liderança, inteligência emocional, maturidade e resiliência não podem ser identificadas de posse apenas das informações obtidas com o questionário.

Conheça algumas das aplicações mais usadas para o Teste DISC:

  • Desenvolvimento de liderança – Preocupação com criar, dentro do próprio quadro de colaboradores, pessoas capazes de estar à frente de projetos, equipes, filiais, sempre levando adiante os ideais da organização.

  • Treinamento de comunicação – Capacitação e fortalecimento deste recurso essencial para o relacionamento entre os diferentes públicos da organização.

  • Team Building – Metodologia de formação e consolidação de equipes por meio de estratégias que envolvem, de maneira ativa, os profissionais de um setor ou de toda a empresa.

  • Aumento de efetividade de vendas – Aproveitamento do potencial do profissional ou da equipe para que possam otimizar seu desempenho e empreender as melhores táticas.


  • Recrutamento e seleção – Humanização das relações humanas e valorização do ser em primeiro lugar, para que a organização seja, antes de tudo, um ambiente de bem-estar.

  • Atendimento ao cliente – Todo o resultado obtido com o trabalho reflete também em benefícios em relação ao atendimento ao cliente, bem como outros públicos estratégicos da organização, como fornecedores, parceiros, entre outros.


  • Coaching e mentoring – Enquanto no coaching acontece um processo que ajuda a pessoa a agir, otimizando o seu potencial, no mentoring, o mentor tem um alto nível de experiência, com sustentação teórica e prática, para auxiliar a pessoa que deve ser preparada para outros níveis dentro da hierarquia na empresa.


  • Produtividade – Ao promover o DISC e todas as suas funcionalidades, é possível atingir um nível de produtividade profissional e satisfação profissional nunca antes experimentados pela empresa.

  • Gestão e administração – A metodologia pode ser essencial para o desenvolvimento de todos os colaboradores, incluindo gestores, administradores, CEOs, CIOs, proprietários. Todos podem se beneficiar da estratégia, contribuindo para o sucesso e para o bom clima organizacional



Através dessas aplicações, você e sua empresa irão descobrir as características que dominam a personalidade da pessoa avaliada, quais são os denominados estímulos externos, que são vindos do ambiente, e quais deles que interferem nas ações.


Desse modo, conforme já mencionamos, ficará muito mais fácil de conseguirmos traçar um plano de desenvolvimento individual, seja no âmbito profissional, ou seja no pessoal.

Com esse conhecimento da análise DISC, você terá maiores condições e dimensões de enfrentar os desafios, lidar com eventuais derrotas e seguir em frente até a sua tão esperada vitória. Se é isso que você está precisando e buscando, então, a metodologia DISC será um excelente início!

Como o Instituto Sensum pode te ajudar

Instituto Sensum é uma empresa competente em trazer aos nossos clientes, soluções que possam contribuir para o avanço da corporação rumo ao sucesso.

Possuí diversas soluções que vão desde os cursos de Liderança Estratégica, Treinamento Comportamental, Workshops diversos em várias cidades, Análises de Perfis e Devoluções à Mentorias Exclusivas. Em no site, há todas as descrições mais detalhadas de cada projeto. Ao visitar você encontrará conteúdos que abordam temas especiais relacionados ao desenvolvimento humano, aos desafios da gestão de pessoas, histórias, dicas e muito mais.

Entre em contato através de nossos canais:

E-mail: contato@institutosensum.com.br

Telefone para contato: (31) 9 9501-2036

Gostou deste conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais, mande esse artigo para algum amigo seu! Estamos sempre à disposição!








17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo