A fascinante construção do Eu: Como desenvolver uma mente saudável em uma sociedade estressante.

Atualizado: 26 de nov. de 2021


Vivendo em uma sociedade ansiosa e estressante, estamos sempre preocupados com nossos compromissos, em resolver milhões de problemas, em ser cada vez melhores nos nossos empregos. Tal rotina acaba nos forçando a deixar de lado o nosso próprio Eu, uma falta de atenção terrível cujos únicos prejudicados somos nós mesmos.

Augusto Cury, a partir de sua teoria da Inteligência Multifocal e de conceitos que gradualmente vem desenvolvendo em suas obras, instiga o leitor a um autoconhecimento essencial para o desenvolvimento de uma mente saudável. Apresenta os mistérios da memória, por que guardamos os momentos de tristeza, onde estão armazenadas as sensações de felicidade e como fazemos para preparar o Eu como gerente psíquico.


Resumo:


Neste livro o autor tem a intenção de aprofundar com os seus leitores alguns conceitos. São abordados: a falta de preocupação que as pessoas têm com o Eu, como devemos treinar nossa mente para enfrentar os obstáculos da preocupação que as pessoas têm com o Eu, como devemos treinar nossa mente para enfrentar os obstáculos da vida, como podemos guardar coisas desagradáveis por toda a vida.

Vale a pena ler e refletir sobre o tema para podermos ter sucesso na vida sentimental, social e profissional, com certeza será mais difícil colocar em prática. Mas esse é o objetivo do autor eliminar os obstáculos da vida. Só assim teremos sucesso.

A obra é cheia de pontos científicos onde à preocupação com os fatos ou se recorre a uma linguagem que ofereça a maior precisão possível. Essa obra é destinada ao grande público, pois tem com finalidade ajudar superar traumas.

Muitas pessoas desistem dos seus objetivos antes mesmo de tentar por achar difícil ou impossível.

Augusto Cury nos ensina o desenvolvimento de uma mente saudável, vencer os obstáculos da vida e a nos conhecer melhor.


Augusto Cury menciona em seu livro alguns conceitos com a seguinte definição:


INTELIGÊNCIA MULTIFOCAL - Uma teoria revolucionária sobre o funcionamento da mente humana, capaz de causar grande impacto na ciência estimulando a formação do homem como pensador e engenheiro de ideias.


GATILHO DA MEMÓRIA - È o fenômeno que faz com que cada estímulo sensorial ou psíquico seja um milésimo de segundo interpretado, sem ele ficar confuso.


FENÔMENO RAM - É quando a mente não consegue observar os obstáculos com que se depara por outro ângulo, eles serão registrados e arquivados de uma forma subdimensionada.


JANELA KILLER OU JANELA DUPLO P - Estão registradas emoções negativas, traumas que bloqueiam o acesso a milhares de outras janelas que permitem construir ideias e pensamentos inteligentes.


MUC - Memória de uso contínuo ou central. São memórias existenciais adquiridas através das experiências vivenciadas assim com a ME(memória existencial).


ME - Memória existencial ou periférica.


AUTOCONSCIÊNCIA- É a capacidade do próprio EU de se conhecer ter consciência de si mesmo, se identificar, dar significado e relevância a si mesmo.


RESILIÊNCIA - É frequentemente atribuída a processos que explicam superação de crises e adversidades em um indivíduo, grupos e organizações.


FLEXIBILIDADE - Capacidade para perceber, aceitar e entender opiniões ou posicionamento de outros.


ADAPTABILIDADE - Característica do que é adaptável. Ajustar, adequar, acomodar-se, conformar-se.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo